Agências do INSS Fechadas? Use o MEU INSS para Soluções Rápidas

Diante da pandemia do novo coronavírus, muitos serviços tiveram seus expedientes reduzidos ou restringidos. Entre eles, o atendimento presencial nas agências do INSS foi afetado. Por isso, muitos segurados enfrentam dificuldades para acessar serviços essenciais.

Caso você esteja com problemas junto ao INSS e queira fazer uma análise do seu caso, acesse AQUI, onde explicamos como podemos lhe ajudar.

Mesmo antes da pandemia, o INSS já estava migrando seus serviços para a plataforma digital “MEU INSS”. Por meio dela, é possível agendar perícias, requerer aposentadorias e solicitar atualizações cadastrais. Além disso, o MEU INSS permite acompanhar pedidos já feitos e acessar cópias de processos administrativos.

Principais Serviços que Você Pode Acessar no MEU INSS:

  • Agendar perícias;
  • Requerer aposentadorias;
  • Solicitar cópia de processos administrativos;
  • Solicitar atualizações cadastrais;
  • Requerer pensão por morte;
  • Requerer benefício assistencial;
  • Requerer uma revisão de um benefício;
  • Recorrer de uma decisão do INSS.

Esses são apenas alguns exemplos. Além disso, a plataforma permite outros serviços também, como acompanhar os requerimentos que já foram efetuados.

Por exemplo, aposentados e beneficiários podem acessar a plataforma para emitir seus demonstrativos de pagamento dos seus benefícios. Dessa forma, podem acompanhar mensalmente o valor pago pelo INSS.

Além disso, pelo MEU INSS, os segurados podem simular o seu tempo de contribuição e ver quanto tempo falta para a aposentadoria. No entanto, a análise dessas informações, apresentadas pelo INSS no simulador, deve ser feita com cautela, conforme explicamos AQUI.

Caso você queira saber exatamente quanto tempo falta para se aposentar, clique AQUI que podemos lhe ajudar.

É possível também emitir a carta de concessão do seu benefício, meio pelo qual se pode avaliar a possibilidade de um revisão; e também pode emitir o extrato para imposto de renda, comprovando os rendimentos recebíveis para a declaração anual.

Por que o MEU INSS é Importante Durante a Pandemia

Atualmente, com as agências do INSS fechadas para atendimento, o MEU INSS se torna uma ferramenta fundamental para que os segurados possam solicitar seus benefícios. Como não é possível fazer uma perícia médica, que é presencial, foi disponibilizado um adiantamento do valor do benefício, no valor de um salário-mínimo. Esse adiantamento é pago mensalmente e é concedido apenas com a avaliação do atestado médico.

Sobre isso, fizemos um texto detalhado explicando como solicitar um benefício por incapacidade, sem perícia, apenas com atestado médico, AQUI.

O MEU INSS é, oficialmente, a forma de se acessar os serviços do INSS neste momento em que vivemos uma pandemia. Para acessar, o segurado pode fazer isso pelo site, clicando AQUI e pelo aplicativo “MEU INSS” para smartphones (Google Play e App Store).

Se você nunca acessou a plataforma, sugerimos que você faça isso agora e tente acessar. Se conseguiu, comente abaixo a sua experiência e dificuldades para acessar o MEU INSS. Caso não consiga acessar e precisa de ajuda, acesse AQUI e fale conosco. Se é urgente, clique no botão verde, no canto inferior direito da sua tela, para falar com a gente pelo WhatsApp.

Autor: Pedro Nicolazzi OAB/SC 38.817
Advogado especialista em direito previdenciário

1 comentário em “Agências do INSS Fechadas? Use o MEU INSS para Soluções Rápidas”

  1. vorbelutrioperbir

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