As 3 respostas que o Planejamento Previdenciário pode trazer

O planejamento Previdenciário é um serviço em que são mapeadas as possibilidades e perspectivas de se receber um benefício do INSS, seja a aposentadoria, benefícios por incapacidade, pensão por morte, salário-maternidade, e outros mais.

Há a possibilidade de analisar a realidade atual do segurado para saber qual caminho deve ser seguido. Esse caminho varia de pessoa para pessoa, cuja vida previdenciária é particular e acompanha a história daquele indivíduo.

Exemplo disso é a análise de:

  • períodos rurais ou de pesca artesanal;
  • reconhecimento de períodos em que o segurado trabalhou exposto a agentes nocivos;
  • projeção para eventuais recolhimentos em atraso (em casos de contribuintes individuais); e
  • planejar o valor das contribuições previdenciárias.

É comum que a pessoa pague por anos a sua contribuição previdenciária, mas não tenha noção do que encontrará caso venha a se acidentar, aposentar-se de forma programável ou por invalidez. E aqui está o grande valor do planejamento previdenciário: a clareza sobre as possibilidades perante o INSS.

O Planejamento Previdenciário, portanto, oferece 3 respostas de perguntas relevantes de um benefício previdenciário, que são: QUANDO?; QUANTO?; e COMO?.

QUANDO: Quando será possível usufruir de algum benefício do INSS? Buscar essa reposta é ter responsabilidade com o seu futuro e de sua família, e saber, por exemplo,quanto tempo será necessário manter-se em atividade . O Planejamento Previdenciário possibilita demonstrar, objetivamente, QUANDO será o melhor momento para fazer isso.

QUANTO: Os benefícios do INSS contemplam formas de cálculo diferentes entre si. Dependendo dos planos do segurado para o futuro, saber quanto vai receber de aposentadoria ou de auxílio-doença é de fundamental importância. Além disso, saber se está pagando pela alíquota certa ou se está contribuindo com base em um salário adequado, são questão igualmente relevantes.

COMO: Como que o segurado poderá alcançar sua aposentadoria? Pode ser que o segurado precise apenas requerer o benefício pelo meu.inss.gov.br, anexando todos os documentos de forma digitalizada, sem sair de casa. Em outros casos, a situação é mais complexa, sendo necessária uma ação judicial, com oitiva de testemunhas ou realização de uma perícia médica. Tudo depende dos objetivos e das necessidades de cada segurado.

A verdade é que o planejamento previdenciário dá ao contribuinte um tesouro: INFORMAÇÃO!
E INFORMAÇÃO é ter clareza. Ter clareza, por sua vez, permite planejar e ter segurança sobre o futuro.

Dúvidas? Entre em contato conosco.


Autor: Pedro Nicolazzi
Advogado especialista em direito previdenciário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *