PROVA DE VIDA NO INSS EM 2021

A comprovação de vida é realizada todos os anos e é obrigatória para a manutenção do pagamento do benefício pelo INSS. Para isso, o segurado ou algum representante legal deve ir ao banco onde saca o benefício ou à uma Agência do INSS, a fim de confirmar que ainda está vivo e garantir que os pagamentos não sejam suspensos.

Para mais detalhes sobre esta exigência de comparecimento pessoal, leia o nosso artigo que trata deste tema.

COMO FICA A PROVA DE VIDA EM 2021?

Em razão da pandemia do covid-19, desde março/2020, alguns aposentados e pensionistas do INSS  deixaram de ir até as agências para fazer a prova de vida, mas continuam recebendo os seus benefícios.

O INSS vem publicando orientações para estas pessoas, desde o início da pandemia. Agora foi publicada a Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME Nº 14, que interrompe por até 31/03/2021 o bloqueio dos créditos, por falta da realização da prova de vida.

Com isso, nestes três primeiros meses de 2021, os benefícios de quem não fez a prova continuam sendo pagos. No entanto, após esta data, poderá voltar a ser exigida a ida até as agências. Cabe aguardar o novo posicionamento.

 

COMO PODE SER FEITA A PROVA DE VIDA ATUALMENTE?

BANCOS: Os bancos continuam atendendo normalmente quem deseja fazer a prova de vida neste período.

APP MEU.INSS: Desde agosto/2020, a prova de vida pode realizada por meio do aplicativo do “MEU.INSS”. Quando o segurado faz o login no MEU.INSS e busca pelo ícone “Prova de Vida”, já é orientado a prosseguir pelo aplicativo “MEU GOV.BR”

Estando no app MEU GOV.BR, o segurado precisará fazer seu login (que é exatamente o mesmo usado no app e site do MEU.INSS. Em seguida, já receberá as orientações para que a foto saia com o melhor enquadramento possível:

É só seguir os passos, que a prova estará feita!

SITE MEU.INSS.GOV.BR: Apenas os segurados com mais de 80 anos, que têm tratamento diferenciado, podem fazer pelo site do INSS.

QUANDO FAZER A PROVA DE VIDA?

Para evitar bloqueios e correria em Março (que é o último mês em que vale a suspensão) e em Abril (quando a falta da prova de vida poderá acarretar a suspensão do pagamento), a dica é já fazer a prova de vida pelo aplicativo do CELULAR.

 Então, a orientação é para que essa comprovação seja resolvida o quanto antes, pois deixar para a última hora vai significar o bloqueio de muitos benefícios.

Ficou com alguma dúvida? Deseja compartilhar algo com os demais leitores? Então registre um comentário aqui abaixo. Deseja uma conversa mais detalhada sobre o seu caso, então entre em contato conosco por AQUI. Se o seu caso é urgente, então clique no botão verde, no canto inferior direito da sua tela, para conversarmos pelo WhatsApp.

Autor: Pâmela S. Andrade OAB/SC 38.950

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *