O INSS criou o site meu.inss.gov.br – “MEU INSS” antes mesmo antes da pandemia. A ideia foi facilitar os atendimentos aos segurados. O objetivo era tornar o processo mais rápido, prático e ágil, sem a necessidade de deslocamento.
O MEU INSS tornou-se fundamental na pandemia. Com as agências do INSS fechadas, os canais de comunicação com o INSS são dois: o canal telefônico 135 e o portal MEU INSS (meu.inss.gov.br).
Como o canal telefônico está frequentemente congestionado, o MEU INSS (meu.inss.gov.br), ganhou destaque pela praticidade e facilidade na solução de problemas.
Neste texto, apresentamos alguns sinais de que você precisa acessar o MEU INSS e aproveitar suas vantagens.
NÃO SEI COMO MINHA APOSENTADORIA ESTÁ SENDO PAGA
Hoje, os segurados do INSS não recebem o demonstrativo de pagamento em casa. Esse serviço é feito exclusivamente pela internet, inclusive antes do lançamento do portal MEU INSS.
Se você não sabe como está o pagamento da sua aposentadoria, é essencial acessar o MEU INSS. Portanto, você pode evitar descontos indevidos que, muitas vezes, passam despercebidos.
Um exemplo disso são as fraudes de empréstimos consignados, cada vez mais comuns.
Como funciona: cria-se um empréstimo na conta do aposentado e as parcelas são descontadas mensalmente. Frequentemente, o desconto é pequeno, e o segurado não percebe.
Com o MEU INSS, você pode emitir o extrato de pagamento desde 07/1994. Assim, é possível verificar, mês a mês, os descontos realizados na sua aposentadoria.
Além disso, é possível solicitar o extrato de empréstimos consignados. Dessa forma, você consegue saber quais contratos estão ativos e com descontos no seu benefício. Consegue saber qual é o valor da parcela e até quando terá o desconto.
É pelo portal do MEU INSS que o segurado também consegue emitir o extrato de rendimentos anuais para a declaração de imposto de renda.
ACHO QUE O VALOR DA MINHA APOSENTADORIA NÃO ESTÁ CORRETO
Muitos segurados do INSS têm direito de revisar o valor de suas aposentadorias. No entanto, essa revisão não é automática.
Em muitos casos, após uma análise, o segurado pode ter direito a um valor maior.
Para verificar se você tem direito a uma revisão, é necessário emitir dois documentos: a carta de concessão da aposentadoria e a cópia do processo administrativo.
No MEU INSS (meu.inss.gov.br) você consegue emitir a carta de concessão imediatamente. A cópia do processo administrativo pode ser solicitada e, assim que disponível, será acessível pelo portal.
Assim que o INSS encontrar e emitir a cópia do processo da aposentadoria, ela será disponibilizada no portal do MEU INSS e você poderá ter acesso à integra do seu processo de aposentadoria.
Depois de obter esses documentos, é recomendável buscar a ajuda de um advogado(a) especialista em direito previdenciário. Dessa forma, você poderá avaliar se a concessão foi feita corretamente e se há necessidade de correção.
Saber se tem direito a uma revisão não é tarefa fácil e podemos lhe ajudar. Basta clicar AQUI.
Essas são alguns sinais de que você precisa acessar o MEU INSS. Ele é válido para todos os trabalhadores segurados do INSS, que podem acessar a plataforma e ter acesso a diversas informações, além de poder requerer diversos serviços.
Se você tem alguma dúvida em relação a como operar dentro da plataforma do MEU INSS, entre em contato conosco pelos comentários.
Se o seu caso for urgente, clique no botão verde, no canto direito de sua tela, e fale conosco pelo WhatsApp.
Autor: Pedro Nicolazzi OAB/SC 38.817
Advogado especialista em direito previdenciário
Greetings I am so grateful I found your website, I really found you by error, while I was looking on Google for something else, Anyhow I am here now and would just like to say many thanks for a marvelous post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to read it all at the moment but I have saved it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot more, Please do keep up the awesome job.